google-site-verification: googlea909ea138fb1d642.html
 

ALTA PERFORMANCE COMPETIÇÃO

Preparação mental para competição

Por vezes, o desporto é confundido com a actividade física, mas estes não são sinónimos. Enquanto, a actividade física é apenas a prática, o desporto implica uma competência com vista sempre a um resultado.

 

A capacidade física é um factor fundamental para o resultado final da prática desportiva, mas, para além disso, existem outros factores como é o caso da destreza mental, capacidade de foco, resiliência e auto-motivação de cada um.

Para além do treino da motivação e resiliência, através da visualização criativa e exercícios específicos de hipnose para cada modalidade desportiva e atleta, é possível  ajudar os atletas a desenvolverem estratégias de preparação para lidarem com os jogos, competições  e/ou com os treinos; apoiar e potenciar os resultados das estratégias seguidas pelos treinadores; criar uma rede de suporte familiar efetiva e assertiva e desenvolver estratégias psicológicas que levam atletas ao alto rendimento desportivo.

O objetivo é sempre conseguir os melhores resultados, mantendo um equilíbrio saudável quer do corpo como da mente e potenciando toda a qualidade do atleta.

 

Entre os desportos mais beneficiados com esta abordagem contam-se o Ténis, Futebol, Basquetebol, Andebol, Boxe, Golf, Musculação, , Halterofilismo, Tiro, Ginástica desportiva, entre outros.

Ao ter sido eu mesma ginasta e mais tarde atleta de alta de competição, e mantendo uma prática desportiva constante, conheço as exigências e desafios que a competição pode trazer aos atletas.