TERAPIA DE CASAL

Porque o Amor vale a pena

A psicoterapia de casal é um recurso terapêutico que  ajuda os casais a identificarem e construírem estratégias para lidarem com questões que estão a interferir negativamente no seu relacionamento afectivo.

Os relacionamentos inter-pessoais são o pano de fundo onde surgem as grandes questões e desafios que nos levam ao desenvolvimento do nosso melhor, mas também onde se projecta o nosso pior.

A convivência entre indivíduos diferentes, que têm sistemas de valores e crenças distintos desde o seu nascimento, põe em cheque nossas habilidades e recursos comunicativos e afectivos.

Quando nos voltamos para o contexto actual, percebemos que o mundo agitado em que vivemos está a produzir relações-interpessoais  cada vez mais frágeis e instáveis, causando conflitos e distanciamento entre as pessoas, em vez de as aproximar e unir.

A maioria dos casais ainda tem muita dificuldade em partilhar a intimidade porque as pessoas sentem que ao serem honestas e verdadeiras podem magoar o outro.  Se somarmos os ressentimentos, as expectativas frustradas, os equívocos acumulados e os pressupostos tidos como verdades com as rotinas e problemas do dia a dia e da gestão familiar...Fica claro como muitas vezes se gera um bloqueio emocional e de comunicação que sabotam a relação a dois e comprometem a entrega e partilha.


Outras vezes, quando estão na mesma sala o casal parece estar em sintonia, mas depois em separado  há um que quer muito alguma coisa e o outro não quer, mas não tem coragem de expor as suas razões. E é isso que faz com que a relação não funcione.


A incapacidade de verbalizar aquilo que querem ou não querem com total transparência é uma questão recorrente que quando correctamente abordada e trabalhada permite a reaproximação intima do casal. 


​© Cristina Fernandes


(+351) 910 828 320

©2013 por Cristina Fernandes